O que você costuma comer em suas refeições? Em todo o Brasil o prato principal é sempre a base de arroz e feijão, as vezes o preto, o carioquinha ou até feijão branco, mas arroz com feijão está sempre presente na mesa das casas brasileiras. Mas, além do arroz com feijão o brasileiro aprecia pratos diversos e sabores variados, sabores que mudam de uma região para outra, e isso nos faz pensar, qual é a verdadeira culinária brasileira.

As diferenças no prato do brasileiro

A cultura de um povo também está ligada com a sua gastronomia. Isso porque aquilo que comemos deriva dos costumes de nossos antepassados, que produziam o seu próprio alimento e inventavam maneiras diferentes de cozinhar, acrescentavam ingredientes diferentes que conferiam um sabor especial e retiravam da natureza o seu sustento.

Além desses costumes, a culinária de um povo também é determinada por seu passado colonial, como no Brasil. Por aqui, a culinária sofreu a influência de diversos povos, e tendo o Brasil sido governado por diferentes grupos de nacionalidades distintas, em cada canto encentra-se uma característica diferente nos sabores e ingredientes que vão à mesa.

Viajando de norte a sul do país, encontramos a influência, dos italianos, dos espanhóis, indígenas, holandeses, japoneses, portugueses, africanos, franceses e ainda outras pequenas influências que vieram com imigrantes de países diversos, que acabaram introduzindo o seu modo de cozinhar que antes ficava restrito a sua família, mas que muitos acabaram sendo apreciados pelos brasileiros e influenciaram em seu modo de cozinhar.

Sendo assim, encontramos no sul o melhor churrasco, em São Paulo a comida italiana, em Minas sabores inconfundíveis, na Bahia o calor da pimenta e o sabor do dendê, no Norte e Nordeste sabores da floresta e exóticos, e por todo canto uma grande variedade de tradições culinárias e modos diferentes de preparar o mesmo parto. Como no caso do Rio de Janeiro, onde o feijão consumido é o preto, que em outros estados é utilizado apenas para feijoada, prato inventado nas senzalas pelos escravos, que misturavam no feijão os pedaços de carne de porco desprezados pelos senhores.

Como podemos ver, a culinária brasileira é bastante diversificada e talvez para algumas pessoas possa ser difícil se acostumar aos sabores de uma região quando se está acostumado e foi criado com os sabores de outra.

A identidade da culinária brasileira

Com tudo isso, podemos ver que o Brasil sendo um país de grande diversidade cultural, apresenta também uma grande diversidade na sua culinária, mas como podemos determinar a verdadeira culinária brasileira? Ora, a culinária brasileira verdadeira é essa que encontramos em todo canto do Brasil! Não existe uma região ou uma cidade que domine esse título.

A culinária do Brasil é esta variada como seu povo, que adocica com o sabor do guaraná e apimenta com o acarajé, que cativa com o pão de queijo e sustenta com o arroz tropeiro. A culinária brasileira traz o sabor da floresta com o açaí e o cambuci, e a tradição das famílias com espaguete e chimarrão.

Vale a pena experimentar sabores variados em restaurantes e cantinas que apresentam culinárias regionais. Dessa forma podemos conhecer cada tempero e cada costume gastronômico do nosso povo. Descobrir novos sabores é delicioso para o paladar e para engradecer nosso conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima