A dança é uma arte comum de todos os países, porém em estilos diferentes. Cada lugar que visitamos possui os seus estilos e danças típicas, que caracterizam a cultura dessa região. As danças são heranças dos antepassados, influências de outras nações e criações das pessoas para se divertirem e socializarem. O Brasil possui vários tipos de danças que preservam o nosso patrimônio cultural, nossa história e levam alegria e arte para as pessoas. Conheça!

Carimbó

Dança para ser dançada em casais, onde o homem é quem se aproxima da mulher batendo palmas e essa deixa cair um lenço para que ele apenhe. A vestimenta dessa dança para os homens é calça e camisa de cores lisas e para as mulheres saias rodadas e ombros a mostra.

O Reisado

Também conhecida como Folia de Reis, acontece entre a véspera do Natal e o Dia de Reis. Envolve músicos e cantores que visitam as casas anunciando a chegada do Messias.

Fandango

Trazida por portugueses no ano de 1750, é típica do Sul do Brasil. É uma dança que envolve sensualidade com traços de valsa, porém os dançarinos de ambos os sexos dançam juntos mas sem se tocarem, a dança acontece com rodeios entre um e outro enquanto os homens sapateiam.

Maneiro-Pau

Muito evidente no Ceará, os dançarinos de Maneiro-Pau fazem sua coreografia com pedaços de pau nas mãos que batem no chão para dar ritmo à dança enquanto alguns dançarinos simulam duelos.

Samba

Essa dança foi introduzida no Brasil através dos escravos vindos da África. Tanto o samba tradicional como o samba de roda foram trazidos de lá e disseminados pelo Brasil, inicialmente nos estados do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. O samba tinha sons de percussão e também batidas de pé no chão.

Caninha Verde

Praticada em cordões, festa de casamento e no meio dos pescadores, essa dança chegou ao Brasil durante o Ciclo do Açúcar.

Bumba meu Boi

Uma mescla de música, dança e teatro. Conta a história do boi sacrificado que ressuscitou. Essa dança é um dos símbolos mais conhecidos do folclore brasileiro.

Frevo

Muito presente no Carnaval, surgiu em 1910 e é típica do estado de Pernambuco. A música que embala a dança é composta apenas por instrumentos e os dançarinos fazem diversos malabarismos e passos de dança.

Pau-da-bandeira

Típica do Nordeste, acontece no dia de Santo Antônio. Os homens carregam um tronco de madeira pela cidade e as mulheres que buscam casamento precisam tocar esse tronco.

Maracatu

Acredita-se que tenha sido trazido para cá em 1700 por portugueses. Essa dança possui coreografias, teatro e músicos, e as vestimentas lembram a realeza. Hoje é dançado no carnaval.

Danças Folclóricas

As danças folclóricas sofrem muitas variações para cada região. Em algumas existe a influência dos africanos, em outras dos europeus ou indígenas, e os passos e ritmos são dos mais variados. A similaridade entre as danças folclóricas está na presença de personagens que chamam muito a atenção e também nas músicas bem simples.

Já escolheu qual dessas danças você vai aprender?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima