O que seria de um povo sem a sua cultura? Imagine uma civilização tentando prosperar e seguir adiante com as novas gerações, mas sem manter as tradições que lhe caracterizam. Seria impossível que depois de duas gerações nada tivesse se modificado, aliás, talvez de uma geração para outra a mudança já começasse a acontecer e aos poucos a identidade se perderia.

É por esse motivo que é preciso conservar a cultura dos povos, e seu legado deve ser preservado através de lembranças e recordações, marcas que ficarão eternamente na história, para que as novas gerações possam sim, trazer o progresso, avanços e a modernidade, porém, nunca deixando de lado as suas raízes, afinal é o alicerce que garante o sucesso de altos arranha-céus.

A cultura brasileira é riquíssima e todo esse patrimônio imaterial e também material que possuímos deve ser preservado. Além de passar adiante através da educação dos mais novos, ainda guardamos esses registros da nossa cultura e da nossa história em acervos que podem ser visitados nos museus. Espalhados pelos quatro cantos o Brasil, os museus guardam tudo o que precisamos conhecer e preservar para manter viva a nossa cultura, e quem deseja conhecer suas origens de verdade e saber como tudo começou, como tudo cresceu, como as  coisas evoluíram, deve visitar esses museus do nosso Brasil para que nossa riqueza cultural seja disseminada de região para região.

Sendo o Brasil um país tão rico, diverso e grande, é preciso que cada região conheça os costumes dos demais, e esse intercâmbio possa gerar mais cumplicidade entre os próprios brasileiros, pois nem todos conhecem o seu próprio país.

A educação do brasileiro não deve ser apenas para as crianças pequenas em idade escolar, mas o aprendizado e a busca pelo conhecimento devem ser constantes em nossa vida, porque há muito que se conhecer e aprender da nossa cultura. Então, sempre que tiver a oportunidade, visite um museu e aprenda um pouco mais, desbrave as maravilhas e riquezas do nosso povo.

Conheça agora os 5 melhores museus do Brasil, onde você terá acesso a um grande acervo que vai lhe encantar os sentidos e cativar o espírito.

1 – Instituto Ricardo Brennand – Recife, Pernambuco

Há 13 anos os visitantes podem admirar exposições permanentes, pinturas de belas paisagens do século XIX, o museu de cera, coleções de vidro, armaduras e armas brancas.

2 – Inhotim – Brumadinho, Minas Gerais

Um grande museu a céu aberto que traz 22 galerias expondo o trabalho de 85 artistas entre fotos, esculturas, vídeos, desenhos e mais de 4 mil espécies da flora.

3 – Museu da Língua Portuguesa – São Paulo, São Paulo

Em 2015 o Museu sofreu com um incêndio, mas nem por isso deve sair da lista de melhores museus do Brasil. Sendo o seu acervo totalmente digital, o mesmo possui cópias que poderão ser admiradas pelos visitantes assim que a estrutura do museu for reformada.

4 – Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, Paraná

Também conhecido como museu do Olho, reúne 2 mil peças que representam dois momentos do museu. Essas obras são de autoria, entre outros, de Portinari, Caribé e Tarsila Amaral.

5 – Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo

Foi o primeiro museu de artes da cidade, criado em 1895 por Ramos de Azevedo. Ele conta com mais de mil peças em exposição e ainda um espaço onde se reservam peças que estão em restauração.

Aqui falamos sobre 5 grandes museus, porém, sempre que você visitar uma cidade, procure pelo museu de lá, para conhecer um pouco mais da história daquela região. Os museus pequenos podem não ter muitas peças ou artistas famosos, mas certamente têm muita história pra contar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima