As duas cidades vizinhas Gramado e Canela para muitos são sinônimo da região da Serra Gaúcha têm muitas atrações para quem quer relaxar, comer bem, curtir a dois, levar toda a família ou se aventurar por trilhas e cachoeiras. Saindo de Porto Alegre pela BR-116, o caminho mais bonito e sinuoso é ir até Nova Petrópolis e pegar a RS-235, mas você também pode sair da BR-116 depois de Novo Hamburgo, pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115, ou ir pela cidade de Cachoeirinha, na RS-020, e continuar pela RS-115, depois de Taquara, que são caminhos mais curtos mas menos bonitos.

Portal de entrada de Gramado 

Chegando a Gramado você é recepcionado pelo tradicional pórtico em estilo normando que marca a entrada da cidade, e o clima europeu está presente nas ruas limpas e repletas de flores e na arquitetura típica. Gramado é um exemplo de bom planejamento de turismo, com uma excelente rede hoteleira e opções gastronômicas, comércio charmoso, diversos museus e parques temáticos e uma agenda repleta de eventos o ano todo, com destaque para o Festival de Cinema de Gramado, que acontece em agosto. Entre as opções de hospedagem, destaque para o luxuoso (e caro) Hotel Saint Andrews e a romântica Estalagem St. Hubertus. Para quem não pretende gastar muito, há boas pousadas mais econômicas e o ótimo Gramado Hostel, que tem quartos individuais e coletivos e café da manhã caprichado.

Gramado é recheada de atrações para todos os gostos. Começando pela gastronomia, você pode escolher entre as casas de Café Colonial, galeterias como uma filial da Casa Di Paolo, restaurantes típicos italianos e, nas noites frias, a pedida é o fondue, com destaque para os estrelados Belle du Valais e Le Petit Clos. Claro que não dá pra deixar de visitar uma das várias ótimas chocolaterias, com destaque para a pioneira Chocolates Prawer, que mantém o Museu do Chocolate.

Aliás, Gramado possui diversos museus inusitados que atraem os turistas, como o Museu do Perfume Fragram, o Museu  de Cera Dreamland, o Museu de Carros Hollywood Dream Cars e o Museu de Motos Harley Moto Shows, todos situados na Avenida da Hortênsias. É possível comprar um Passaporte que dá direito a entrada em todos os museus. Outras atrações que vão agradar a toda a família são o Gramadozoo, um zoológico com animais de fauna brasileira, e o Mundo Encantado. Um passeio pela Rua Coberta, no centro da cidade, para tomar um belo chocolate quente num dos cafés, também é obrigatória. É difícil sair de gramado sem levar de lembrança um dos tradicionais relógios cucos ou uma peça de cristal da Cristais de Gramado.

      Gramado  Centro

A apenas 8 quilômetros de Gramado, Canela também tem um centro charmoso com boas opções de hospedagem, como a charmosa Pousada Cravo e Canela, e bons restaurantes como o estrelado italiano Cantina 28, famoso pela polenta, além de atrações como a Casa de Bonecos e o Mundo da Vila. Mas para quem quer aventura, os arredores da cidade têm parques com trilhas e lindas cachoeiras. O Parque do Caracol possui a cenográfica Cascata do Caracol, além de trilhas, observatórios, passeio de trem e o Castelinho Caracol. O Parque da Ferradura também tem boas trilhas e mirantes, com uma rica fauna com destaque para os quatis, macacos-prego e bugio-ruivo, e uma parede de escalada num cânion de 420 metros de altura. Para a criançada, o Alpen Park é diversão garantida.

      Canela – Rio Grande do Sul

Pois é, há muita coisa legal para se explorar na região da Serra Gaúcha! Não se esqueça das roupas de frio, pois no inverno as temperaturas podem chegar abaixo de zero, e aproveite as muitas atrações de região! Você já foi pra lá e conhece outros segredos imperdíveis da Serra Gaúcha? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima