Hoje, 14 de Abril, é o Dia Mundial do Café! Já contamos aqui no blog um pouco sobre a história dessa que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e demos dicas de como preparar um café perfeito em casa. Mas nada bate a experimenta de beber um cafezinho no ambiente apropriado para isso: os Cafés!

Desde o início da popularização do café, no século XVII, os locais onde a bebida era consumida se tornaram ponto de encontro e de referência das cidades, local de debates intelectuais e políticos e são perfeitos pra passar o tempo com uma xícara à frente, lendo o jornal ou um bom livro. São Paulo é conhecida como a “cidade do café”, pois deve sua riqueza à época dos “Barões do Café”, entre o século XIX e início do século XX, por ser o entroncamento das ferrovias que traziam o café das plantações no interior do estado para serem exportados pelo porto de Santos.

Desde então, não faltam lugares pra tomar um bom café na Terra da Garoa. Em cada esquina paulistana pode se tomar um cafezinho honesto, seja puro, o “pingado”, com um pouco de leite, ou a “média”, o copo maior e com mais leite. Acompanhado do bom e velho pão com manteiga na chapa, esse é o café da manhã tradicional dos paulistanos! E, nos últimos anos, com a popularização de novos tipos e formas de preparar o café, além do resgate da vida ao ar livre na metrópole, surgiram muitos novos cafés com propostas diferentes e interessantes, que já entraram nos roteiros da cidade! Então, para celebrar o Dia Internacional do Café, vamos dar agora dicas de cafés imperdíveis em São Paulo, que você deve visitar nas paradas dos seus caminhos diários pelas ruas da cidade! Vamos lá?

Beluga Café

No coração da Vila Buarque, histórico reduto boêmio e intelectual de São Paulo, o Beluga Café é a cria de jovens inquietos e dispostos a agitar o cenário dos cafés paulistanos. De frente para a agradável Praça Rotary, o estabelecimento serve dez tipos de cafés de grãos especiais e torras exclusivas, preparados à vista do cliente por métodos que vão do tradicional coado ao moderno aeropress. O ambiente minimalista foge ao padrão dos cafés e, para acompanhar o café feito com carinho e profissionalismo, tem waffles, pão de mel, bolos caseiros, bagels… A trilha sonora é uma atração à parte.

Endereço: Rua Doutor Cesário Motta Júnior, 379 – Vila Buarque

Telefone: (11) 3214-5322

Site: http://www.belugasp.com/

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h

Torra Clara

Torra clara é a torrefação que deixa o café mais suave, e foi a inspiração para esse café no começo da rua Oscar Freire, próximo ao metrô Sumaré. Os blends garimpados pelo casal de proprietários pelas fazendas do interior paulista se destacam pela delicadeza e equilíbrio. Seguindo a tendência, você pode escolher vários métodos de preparo. Para acompanhar, é obrigatório o pão de queijo, considerado por muitos o melhor de São Paulo.

Endereço: Rua Oscar Freire, 2286 – Pinheiros

Telefone: (11) 3297-8586

Site: http://www.torraclara.com.br/

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, sábados das 10h às 15h

The Little Coffee Shop

Autoproclamada “a menor cafeteria do mundo”, a portinha na rua Lisboa, em Pinheiros, tem apenas 2 m²! De lá, a barista Flavia Pogliani vende um só tipo de café espresso, em copinhos de papel biodegradável, por um precinho camarada, apenas R$ 3,50. Mas não se engane, o cremoso espresso, com grãos cultivados em Lagoa Formosa (MG), está entre os melhores cafés de São Paulo!

Endereço: Rua Lisboa, 357-A – Pinheiros

Telefone: (11) 2385-5430

Site: https://www.facebook.com/thelittlecoffeeshopbr/

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 17h30

Coffee Lab

A barista Isabella Raposeiras deu um novo impulso ao cenário paulistano de cafés com seu “laboratório” na Vila Madalena. No espaço amplo e moderno há tantas variedades de cafés e modos de preparo que nem adianta falar aqui, tem que ir lá e conversar com a equipe de especialistas para decidir qual é o seu preferido! Os preços dos cafés gourmet podem ir às alturas, mas se você quiser um café simples passado no filtro de pano e um pão na chapa, tem também!

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1340 – Vila Madalena

Telefone: (11) 3375-7400

Site: http://coffeelab.com.br/

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 20h

Café Floresta

Depois de tantos cafés inovadores, vamos com um clássico: no térreo do famoso Edifício Copan, o Café Floresta serve  há quase 40 anos um espresso muito bem tirado da tradicional marca homônima. O ambiente está inalterado desde a inauguração e dá todo o charme ao local privilegiado. Parada obrigatória para quem está passeando pelo centro!

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 Loja 21 – Galeria do Edifício Copan

Telefone: (11) 3259-8416

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h30 a 0h30

Preto Café

A economia colaborativa também chegou ao mundo dos cafés! O Preto Café é uma iniciativa muito bacana de um coletivo de amantes dos cafés que se reuniram para espalhar a cultura do café sem fins lucrativos, incentivando pequenos produtores. Na filosofia do Preto Café, nada está à venda, todos os produtos estão disponíveis e o consumidor paga o quanto quiser. Eles funcionavam num espaço de coworking na Vila Madalena, mas estão de mudança para outro local. Enquanto isso, marcam presença em eventos de rua pela cidade. Confira a programação na página do Preto Café no Facebook, e confira uma reportagem muito bacana sobre eles no Hypeness.

Bike Café

Na mesma pegada itinerante e colaborativa, a bicicleta adaptada do Bike Café aparece em diversos eventos ao ar livre de São Paulo para vender o café de marca própria, produzida na fazenda da família de um dos sócios no interior de São Paulo, nas versões coado, espresso, latte, cappuccino e drinks alcoólicos e não alcoólicos com o café. A bicicleta está no DNA deles, e com a renda da venda dos cafés eles promovem em parceria com a ONG Casa do Zezinho o projeto Pedala Zezinho, dando oficinas de bike para as crianças atendidas pela ONG no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Confira uma matériasobre eles no Projeto Draft e confira onde eles estacionam suas bikes na página deles no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima