Estamos em pleno inverno, e as temperaturas estão baixas em boa parte do Brasil. Para quem adora essa época do ano, mês passado mostramos aqui no blog cinco destinos de frio no nosso país para quem quer curtir as férias de inverno. Já os que não curtem muito ficar todo encapotado com casacos, meias e cachecóis, podem ficar tranquilos pois o Brasil é tão grande que em um bom pedaço do país não dá pra dizer que exista um inverno digno do nome. Enquanto o Sul e o Sudeste apresentam temperaturas baixas nessa época, o Norte, Nordeste e Centro-Oeste continuam com bastante sol e calor! Inclusive, uma pequena parte do Brasil, na região Norte, fica acima da linha do Equador, então pertence ao hemisfério norte e tecnicamente agora lá agora é verão!

Se você quer fugir do frio e conhecer um lugar novo no Brasil com bastante sol e calor, escolhemos cinco destinos perfeitos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste! Confira:

Jalapão (Tocantins)

Corredeiras do Rio Novo, no Jalapão – Foto: Lúcia Barreiros/Flickr – Fonte

 E o “deserto úmido” tem nessa época muito sol e nada de chuva. Mas vale o ano inteiro a dica de contratar uma empresa especializada para conhecer as atrações do Jalapão.

Fortaleza (Ceará)

Quem não fica sem praia tem algumas opções no inverno brasileiro. No Sudeste a estação seca garante sol, mas os ventos frios podem atrapalhar. No Nordeste, parte do litoral está na estação chuvosa nessa época, como em toda a costa da Bahia. Mas no Ceará não tem conversa, é sol e calor o ano inteiro! A capital Fortaleza, não por acaso, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além das praias, como a badalada Praia do Futuro, a capital cearense tem o parque aquático Beach Park, comida de primeira, principalmente para quem ama lagosta, caranguejo e outros frutos do mar, e uma vida noturna agitada. Diversão garantida!

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

 

O inverno também é estação seca na região Centro-Oeste, onde fica o Cerrado e atrações como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os rios e cachoeiras com água geladinha refrescam depois das caminhadas sob o sol forte do Cerrado e o céu azul profundo garante belas fotos na região. A dica para quem vem de outras regiões do Brasil é alugar um carro em Brasília e pegar a estrada de 200 quilômetros até Alto Paraíso de Goiás, o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros. Muitos preferem ficar na pequena São Jorge, uma vila charmosa que fica a 30 quilômetros de Alto Paraíso e mais próxima das melhores cachoeiras. Na maioria delas, você vai de carro até certo ponto e prossegue a pé pelas trilhas, e tem que pagar uma taxa de visitação.

Lençóis Maranhenses (Maranhão)

No começo do primeiro semestre é a estação das chuvas na região dos Lençóis Maranhenses. Mas em junho, as chuvas param e as lagoas formadas entre as dunas pela água da chuva estão cheias, por isso essa é a época perfeita para conhecer esse lugar incrível do Brasil! Além de curtir as dunas e lagoas, não deixe de conhecer o famoso camarão grelhado na brasa do Restaurante da Luzia, em Atins, que o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, considera o melhor camarão do mundo!

Ilha de Marajó (Pará)

A Ilha de Marajó também é um pedaço muito peculiar do Brasil. Maior arquipélago fluviomarítimo do mundo, a imensa ilha de 50 mil km2 e suas milhares de ilhotas menores, a 3 horas de barco de Belém, tem atrações únicas. As praias, como a do Pesqueiro, não ficam a dever para outras jóias do litoral brasileiro, assim como as dunas, mangues e a vegetação da Floresta Amazônica. Mas só lá você pode ver a famosa pororoca e as manadas de búfalos, que puxam carroças e são usados até pela polícia como “viaturas” (e comer um belo churrasco de carne de búfalo). A hospitalidade da população local, dizem, também é única no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima