Mal terminamos de desmontar os enfeites natalinos e o coração do brasileiro já começava a bater em ritmo de bateria. Assim que se inicia a primeira semana de janeiro, o clima de carnaval passa a invadir o ar em todos os cantos do Brasil, e nas mais diversas regiões a cultura popular se manifesta em ritmos variados, mostrando que o Carnaval não é apenas samba no pé.

O verdadeiro sentido do Carnaval

Quem participou dos carnavais de antigamente se lembra como era diferente a comemoração de alguns anos atrás para essa que agora vemos nas ruas. Os carnavais do passado eram mais familiares, com bailes que chamavam os foliões para dançar ao som de marchinhas que se eternizaram, mas que pouco se escuta em algumas festas e comemorações carnavalescas.

Os mais antigos dizem que o Carnaval de antigamente é que era gostoso de brincar, e talvez eles tenham razão quando nos referimos a algumas comemorações onde o verdadeiro sentido do Carnaval já se perdeu. A festa do Carnaval deveria ser uma grande mobilização popular para dar boas vindas ao novo ano que chega, porém, em algumas cidades, ou para algumas pessoas, Carnaval é sinônimo de bebedeira, bagunça e promiscuidade. É claro que dançar com os amigos, namorar e tomar uma cervejinha gelada faz parte do Carnaval, porém, sem respeitar limites essa festa acaba manchada e seu significado se perde.

O Carnaval pelo Brasil a fora

Porém, enquanto alguns têm um conceito equivocado de Carnaval, outros preservam até hoje as tradições de muitos anos da sua cultura, como no caso de cidades que ainda preservem bandas de marchinhas e que o Carnaval de rua é embalado por elas. Também o frevo, o maracatu e o axé, que são parte da herança cultural de algumas regiões e que durante o Carnaval invadem as ruas convidando a população para brincar também numa grande festa familiar.

Carnavais Luxuosos

Mas em contraste com a manifestação cultural de costumes diversos, ainda temos a beleza dos Carnavais mais ricos com alegrais gigantes e carros coloridos, fantasias exuberantes e muito glamour, como o desfile do Rio de Janeiro e também o de São Paulo, onde as várias escolas brilham durantes alguns minutos levando o encantamento das cores, homenagens a figuras ilustres ou abordando temas de interesse público.

É claro que esses Carnavais luxuosos são aqueles mais divulgados pela televisão, porém, não somente em São Paulo e no Rio escolas invadem ruas, avenidas e sambódromos com seu colorido. Manifestações carnavalescas mais modestas também acontecem em outras capitais do Brasil e no interior, onde mesmo com pouco recurso brinca-se o Carnaval fazendo uma festa gostosa e bonita de se ver.

A festa do Carnaval brasileiro é tão bela que atrai turistas do mundo todo, vindos interessados nas belezas naturais do nosso país, na alegria dessa festa e em conhecer um pouco mais da cultura brasileira. Durante o Carnaval, esses turistas injetam na economia brasileira uma boa somatória que faz com que a economia de um modo geral, seja estimulada por seu consumo, ponto positivo para os comerciantes que faturam e se divertem com caras novas e a inexperiência de marinheiros de primeira viagem.

O Carnaval, seja em São Paulo, no Rio, na Bahia, Pernambuco, Maranhão ou qualquer outro estado brasileiro, é uma grande festa popular que somou à identidade do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE NÓS

Somos um blog com objetivo de informar sobre a vasta cultural do Brasil, trazendo curiosidades... ​

FALE CONOSCO

[email protected]

Rolar para cima